PUBLICIDADE
Notícias

Hillary Clinton diz que economia de Porto Rico merece uma "chance justa"

20:00 | 07/07/2015
Hillary Clinton, candidata a presidência dos Estados Unidos do Partido Democrata, afirmou que o Congresso e o governo norte-americano devem ajudar Porto Rico a reestruturar suas dívidas, que podem levar à falência, e declarou que a ilha precisa de parceiros "para entrar no caminho da estabilidade e da prosperidade".

Em comunicado, a candidata não chegou a apoiar um resgate federal, mas afirmou que o Congresso deve dar aos territórios da nação a mesma possibilidade de reestruturar suas dívidas que daria para as municipalidades e corporações públicas dos EUA.

"Não estamos falando de um resgate, estamos falando de uma chance justa de sucesso", disse Clinton. Ela pediu ao Congresso e ao governo para "serem parceiros de Porto Rico, provendo ajuda real e ferramentas, assim a região pode trabalhar duro para chegar no caminho que leve à estabilidade e prosperidade".

O governador de Porto Rico, Alejandro Garcia Padilla, disse no mês passado que a dívida pública de US$ 72 bilhões é impossível de pagar devido ao nível atual de crescimento.

O governo dos EUA afirmou que não está considerando um resgate federal de Porto Rico. A legislação que permite a Porto Rico usufruir das leis de insolvência está pendente na Câmara dos Deputados. Fonte: Associated Press.

TAGS