PUBLICIDADE
Notícias

EUA sugerem que negociações nucleares com o Irã continuam, mas acordo não sai

21:50 | 07/07/2015
As potências internacionais negociando um acordo nuclear com o Irã não conseguiram fechar um pacto antes do novo prazo desta terça-feira, o segundo prazo perdido em uma semana, gerando a possibilidade de que o processo diplomático se prolongue. Graduadas autoridades em Viena e Washington disseram que está ocorrendo progresso e que os negociadores "nunca estiveram tão próximos" de um acordo abrangente para conter o programa nuclear de Teerã, em troca da retirada de sanções internacionais. O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que as conversas devem acabar em um acordo que reflita a estrutura acordada em abril ou sem acordo algum.

Uma opção seria continuar as conversas, enquanto se mantém em vigor um acordo interino de novembro de 2013 que impõe ao Irã sanções limitadas, enquanto dá ao país persa um alívio limitado nas sanções, em troca do recuo em parte em seu programa nuclear.

Um acordo do tipo permitiria que Obama evitasse alternativas como o uso da força militar. A Casa Branca disse que é preciso haver um acordo entre o governo e a oposição dos EUA de que pode ser benéfico para os EUA chegar a uma solução com o Irã, enquanto se mantém a pressão por um acordo final.

O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse que ainda havia impasse em vários temas. Fabius informou que deixaria Viena hoje, mas deve voltar na noite de quarta-feira à cidade onde ocorrem as negociações. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS