PUBLICIDADE
Notícias

EUA propõem a Cuba reabrir embaixadas a partir de 20 de julho

Após mais de 50 anos, os dois países voltarão a abrir suas respectivas embaixadas, informou em nota o Ministério das Relações Exteriores cubano

11:18 | 01/07/2015
NULL
NULL

O chefe da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Cuba, Jeffrey DeLaurentis, entregou nesta quarta-feira, em Havana, uma carta do presidente Barack Obama a seu colega Raúl Castro na qual propõe reabrir as embaixadas a partir de 20 de julho, informou a chancelaria cubana.

Na carta, recebida pelo vice-chanceler Marcelino Medina, Obama "confirma a decisão de restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países e abrir missões diplomáticas permanentes nas respectivas capitais, a partir de 20 de julho de 2015", afirmou a chancelaria em seu site. Nenhum funcionário fez declarações a respeito à imprensa.

A chancelaria cubana havia informado que se tratava de uma carta de Obama para Raúl Castro.

Barack Obama anunciará nesta quarta-feira o restabelecimento das relações diplomáticas com Cuba, rompidas há 54 anos, o que constituirá um dos gestos mais importantes de seu mandato em termos de política externa.

O anúncio, que incluirá a reabertura das embaixadas nos dois países, era esperado desde que Washington retirou Havana, no fim de maio, da lista negra dos Estados que apoiam o terrorismo.

O ato será oficializado nesta quarta pelo presidente Obama, segundo um alto funcionário americano, durante um discurso previsto para as 11H00 local (12H00 de Brasília) nos jardins da Casa Branca.

Desde 1977, os dois países são representados por Seções de Interesse em Washington e em Havana, encarregadas principalmente de tarefas consulares.

Faltando 18 meses para concluir seu segundo mandato, o 44° presidente dos Estados Unidos pretende consolidar esta grande iniciativa de política externa, que é apoiada por uma ampla maioria de americanos. Existe a possibilidade de Obama visitar Cuba em 2016.

AFP

TAGS