PUBLICIDADE
Notícias

Em texto, Varoufakis diz que Schäuble lhe afirmou que "Grexit" faz parte de plano

22:00 | 12/07/2015
O ex-ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, publicou em seu blog um texto em que revela que o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, teria lhe dito que a saída da Grécia da zona do euro, conhecida como "Grexit", faz parte de seu plano para reestruturar a zona do euro.

O texto, com o título "Plano de Schäuble para a Europa: Os europeus aprovam?" é a prévia de um artigo que sairá no jornal alemão Die Zeit, na próxima quinta-feira, 16.

No blog, Varoufakis afirma que cinco meses de intensas negociações entre a Grécia e o Eurogrupo "nunca tiveram uma chance de sucesso". Segundo o ex-ministro, o propósito da questão era pavimentar o caminho para o que Schäuble decidiu que era "ideal", muito antes de o governo atual ter sido eleito: que a Grécia deveria sair da zona do euro com objetivo de "disciplinar os Estados-membros que resistem ao seu plano de reestruturar a zona do euro".

"Isso não é teoria", diz o texto. "Como eu sei que o 'Grexit' é uma parte importante do plano de Schäuble para a Europa? Porque ele me disse!", escreveu Varoufakis.

O ex-ministro grego declarou que escreveu o artigo não como um político da Grécia, crítico da "difamação por parte da imprensa alemã" das propostas gregos, crítico da recusa de Berlim de "considerar seriamente o nosso plano", crítico da decisão "altamente política" do Banco Central Europeu (BCE) de "asfixiar" o governo ou como crítico da decisão do BCE de permitir o fechamento dos bancos gregos.

Varoufakis afirmou que escreveu o artigo como "um europeu que observa o desenrolar de um certo plano para a Europa - o plano de Schäuble", apontou.

Ao final do texto, Varoufakis pergunta aos leitores de seu blog se aprovam esse plano e se o consideram bom para a Europa.

TAGS