PUBLICIDADE
Notícias

Condições para nova ajuda à Grécia não serão mais fáceis, diz Stubb

11:05 | 07/07/2015
O ministro de Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, disse hoje que as condições para um eventual novo acordo de ajuda para a Grécia não serão mais fáceis. No domingo, a população grega rejeitou a última proposta de resgate dos credores do país durante plebiscito.

Segundo Stubb, que fez o comentário enquanto se encaminhava para a reunião do Eurogrupo - formado por ministros de Finanças da zona do euro - para discutir a questão grega, as autoridades europeias estão focadas no problema de financiamento de curto prazo de Atenas.

Stubb afirmou também que a "porta continua aberta" para negociações sobre a Grécia, mas notou que o tempo está se esgotando, uma vez que Atenas tem um pagamento a fazer ao Banco Central Europeu (BCE) no próximo dia 20. Na semana passada, Atenas deu calote numa dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Stubb disse ainda que o Europa não está disposta a reduzir o endividamento da Grécia. "Já fizemos isso em 2011; já fizemos isso também em 2012."

De acordo com Stubb, a Grécia deve 5 bilhões de euros à Finlândia, o equivalente a 10% do orçamento anual do país, de 50 bilhões de euros. O valor também equivale a 2,5% do PIB finlandês. "Então, muita coisa está em jogo, obviamente", disse o ministro. Fontes: Associated Press/Dow Jones Newswires.

TAGS