PUBLICIDADE
Notícias

BCE não pode conceder empréstimos-ponte à Grécia sem acordo, diz Faymann

09:30 | 07/07/2015
A Grécia e seus credores precisam chegar a um novo acordo de ajuda antes que o Banco Central Europeu (BCE) possa conceder os chamados empréstimos-ponte ao país, afirmou hoje o chanceler da Áustria, Werner Faymann.

"O problema político é que não há um programa (de ajuda para a Grécia)", disse Faymann, que falou durante coletiva de imprensa após reunião semanal do gabinete austríaco.

Os comentários vieram um dia depois de o presidente do Banco Central da Áustria, Ewald Nowotny, que também é membro do conselho diretor do BCE, declarar que é possível que o BCE libere pagamentos antecipados à Grécia com a premissa de que um pacote de ajuda do fundo de resgate da zona do euro, o chamado Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês), seja concluído.

A iniciativa poderá ser necessária uma vez que, mesmo que a Grécia feche um acordo com os credores antes de 20 de julho, quando terá de pagar 3,5 bilhões de euros (US$ 3,86 bilhões) ao BCE, vários países da zona do euro exigem aprovação parlamentar para o uso do ESM.

Faymann disse não ter certeza de como o governo da Grécia pode apresentar um plano de reformas aceitável, após a população grega ter rejeitado a última proposta de resgate dos credores do país durante plebiscito realizado no domingo.

"A rejeição (no plebiscito) foi clara; como isso se desenrolará não está claro", notou o chanceler, acrescentando que não pode fingir estar otimista. De qualquer forma, afirmou Faymann, os próximos passos dependem do governo grego.

O Eurogrupo e líderes da zona do euro têm reuniões separadas hoje para discutir a questão da Grécia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS