PUBLICIDADE
Notícias

Ataques suicidas em Londres completam 10 anos e britânicos homenageiam vítimas

12:05 | 07/07/2015
Os britânicos fizeram uma pausa em silêncio e caminharam nesta terça-feira em solidariedade às vítimas dos ataques suicidas que ocorreram no sistema de transporte de Londres há exatos 10 anos. Na ocasião, quatro homens britânicos, inspirados pela Al-Qaeda, se explodiram em três trens do metrô e em um ônibus, na manhã de 7 de julho de 2005, matando 52 pessoas e ferindo mais de 700.

Cerimônias solenes foram realizadas por toda a capital, começando no memorial dedicado às vítimas no Hyde Park. O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e o prefeito de Londres, Boris Johnson, participaram do ato.

Às 8h50 (de Londres), horário em que os ataques começaram, o parque ficou em silêncio. As famílias de vítimas seguravam flores e vários na multidão inclinaram suas cabeças. Nos quatro locais dos atentados, sobreviventes, funcionários do sistema de transporte e trabalhadores de emergência deixaram flores. Alguns londrinos atenderam ao pedido para fazer a pé parte do trajeto até seus locais de trabalho, em um gesto de homenagem.

Cameron disse que o assassinato de 30 turistas britânicos no mês passado, em ataque terrorista na Tunísia, foi uma lembrete de que as ameaças terroristas continuam reais e mortais. O ataque a tiros em uma praia próxima a hotéis na Tunísia foi a ofensiva mais violenta contra britânicos desde 2005.

"É um dia em que recordamos a determinação incrível dos londrinos e do Reino Unido, em que nos lembramos das ameaças que ainda enfrentamos'', disse Cameron. "Mas, acima de tudo, é um dia em que pensamos na graça e na dignidade das famílias das vítimas por tudo o que passaram, e honramos a memória das vítimas e todos aqueles que foram perdidos há 10 anos", acrescentou. Fonte: Associated Press.

TAGS