PUBLICIDADE
Notícias

UE diz que foco é combater imigração ilegal, mas precisa haver solidariedade

11:30 | 25/06/2015
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse nesta quinta-feira que o foco dos líderes da União Europeia (UE) deve estar nos esforços para conter a imigração ilegal, mas que os países devem cumprir suas promessas de "solidariedade" na absorção dos requerentes de asilo em todo o bloco.

"Não tenho dúvidas de que vai demorar muito tempo para construir um novo consenso europeu em relação ao assunto imigração. Mas em primeiro lugar, precisamos conter a imigração ilegal e esta deve ser a nossa prioridade", disse Tusk ao chegar na reunião de cúpula de líderes da UE.

"Hoje não temos um consenso entre os Estados membros sobre as cotas obrigatórias para os imigrantes. Mas, ao mesmo tempo, o regime voluntário não pode ser uma desculpa para não fazer nada."

A Comissão Europeia propôs um mecanismo obrigatório pelo qual os Estados membros receberiam uma parcela de cerca de 40 mil imigrantes requerentes de asilo que estão atualmente na Itália e na Grécia. No entanto, a maioria dos estados membros rejeitaram esta proposta até agora.

Por outro lado, autoridades da UE disseram que os líderes podem concordar em distribuir os 40 mil refugiados no encontro desta quinta-feira para aliviar a pressão na Itália e na Grécia.

No entanto, eles têm até o final de julho para acordar um modo de distribuir os imigrantes em todos os países membros da UE. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS