PUBLICIDADE
Notícias

Turquia deve formar governo "assim que possível", diz Erdogan

12:20 | 11/06/2015
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apelou hoje aos líderes políticos do país que formem um governo "assim que possível", encerrando um longo e incomum período de silêncio ao fazer os primeiros comentários desde que seu partido, o AKP, perdeu a maioria no Parlamento pela primeira vez em 13 anos, nas eleições gerais do último domingo.

"Aqueles que deixarem a Turquia sem um governo, sem uma liderança, aqueles que são prisioneiros de seus egos, não podem responder por isso nem à história nem à nação, disse Erdogan durante cerimônia de formatura de estudantes internacionais na Turquia, organizada pela Câmara de Comércio de Ancara. "Um governo deve ser formado imediatamente dentro de uma estrutura constitucional, com a compreensão de que a continuidade é fundamental para o Estado", acrescentou.

A fala de Erdogan vem num momento em que os líderes dos quatro partidos que conquistaram assentos no Parlamento negociam a formação do próximo governo turco, que será ou de minoria ou a primeira coalizão desde que o AKP chegou ao poder, em 2002.

Nas eleições do fim de semana, o AKP conquistou 41% dos votos, continuando a ser o maior partido no Parlamento por uma ampla margem, mas com 18 assentos a menos que os 276 necessários para formar um governo de partido único na Casa, que tem 550 integrantes. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS