PUBLICIDADE
Notícias

Tsipras retoma negociações sobre resgate da Grécia com credores

06:50 | 25/06/2015
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, retomou hoje negociações sobre um acordo de resgate para Atenas com os líderes das instituições credoras do país, ou seja, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional.

Ontem, os ministros de Finanças da zona do euro, que formam o Eurogrupo, interromperam as conversas em meio a divergências em relação à última proposta de reformas que Atenas promete implementar em troca de novo auxílio financeiro.

O Eurogrupo, que pediu a Tsipras para rediscutir propostas de cortes orçamentários e de reformas políticas com os credores, vai voltar a se reunir nesta quinta-feira com a expectativa de ter uma oferta final de Atenas.

Se a Grécia não conseguir um novo acordo antes do fim do mês, quando vence seu atual programa de ajuda, estará sujeita a decretar moratória sobre uma dívida de 1,54 bilhões de euros que precisa saldar com o FMI no próximo dia 30 e, em última instância, a abandonar a zona do euro.

Um documento ao qual o Wall Street Journal teve acesso ontem mostrou que ainda há grandes diferenças entre a Grécia e os credores sobre como Atenas pode superar os problemas financeiros e reduzir sua dívida, equivalente a quase 180% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os negociadores têm pouco tempo para chegar a um eventual acordo, que precisaria ser aprovado pelo Parlamento grego - provavelmente no fim de semana - antes de os credores fazerem qualquer novo desembolso a Atenas. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS