PUBLICIDADE
Notícias

Robô Philae acorda sobre o cometa "Tchuri"

09:17 | 14/06/2015
O robô espacial europeu Philae, estacionado na superfície do cometa "Tchuri" desde novembro do ano passado, despertou no sábado à noite, revelou Jean-Yves Le Gall, presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), a agência espacial francesa. "Recebemos sinais seis durante dois minutos, bem como quarenta segundos de dados", indicou Le Gall à AFP, confirmando a informação divulgada pela rede RTL. "Philae Vive!" "Olá Terra! Vocês estão me ouvindo?", tuítou o robô, via Agência Espacial Europeia (ESA).

O despertar de Phiale, robô-laboratório munido de vários instrumentos, ocorreu sábado às 22h28, hora europeia, (17h28 de Brasília), segundo a ESA. Do tamanho de uma máquina de lavar roupas, o robô Philae estava inativo desde seu histórico pouso em 12 de novembro do ano passado sobre o cometa 67P/Tchuriumov-Gerasimenko.

Da Terra, a mais de 450 milhões de quilômetros de distância, os cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) tentavam há mais de um mês "ouvir" um possível sinal de vida a partir de Philae pela sonda Rosetta. A sonda europeia Rosetta está agora a uma centena de quilômetros do cometa.

AFP
TAGS