PUBLICIDADE
Notícias

Partido de Erdogan, AKP, tem 44% dos votos em contagem preliminar na Turquia

14:20 | 07/06/2015
Ancara, 07/06/2015 - O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente Tayyip Erdogan, teria obtido uma vantagem de 43,7% nas eleições parlamentares que aconteceram nesse domingo na Turquia, de acordo com resultados preliminares. Os números sugerem que Erdogan não terá o apoio necessário para dar andamento a seu plano de mudar a estrutura de poder do governo.

Os números foram divulgados pela TV estatal TRT, que disse ainda que 69,2% das urnas já foram contadas. Segundo os resultados preliminares, o partido pró-curdo Partido Democrático (HDP) teria obtido 10,6% dos votos, e tido acesso ao parlamento. Analistas diziam que se o HDP obtivesse pelo menos 10% dos votos, Erdogan pode não conseguiria propor uma nova constituição e ainda teria de governar pela primeira vez num sistema de coalizão.

O maior partido de oposição ao governo, o secularista Partido da República do Povo, reuniu 24,3% dos votos e o Partido do Movimento Nacionalista concentrou 17,1% dos eleitores.

Esta é considerada uma das eleições mais incertas e de alto risco desde que o partido conservador islâmico foi tirado do poder em 2002. As eleições servirão como um referendo a Erdogan e à sua tentativa de construir uma "Nova Turquia". Desde sua eleição em agosto passado, Erdogan tem feito campanha para trazer do primeiro-ministro à presidência o poder executivo. Antes de se tornar chefe de Estado, Erdogan ocupou por 12 anos o cargo de primeiro-ministro.

Erdogan argumenta que tal transição ajudaria a simplificar as tomadas de decisão. Para o partido de Erdogan, o AKP, sair vitorioso das urnas hoje deve assegurar pelo menos 330 dos 550 assentos do parlamento. Depois disso, escrever uma nova constituição e colocá-la para votação em referendo. Para formar um governo de partido único, o AKP precisa de 276 assentos. Fontes: Dow Jones Newswire e Associated Press.

TAGS