PUBLICIDADE
Notícias

Novas propostas gregas são consideradas 'boa base' por credores europeus

20:55 | 21/06/2015
A União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, credores da Grécia, receberam novas propostas de Atenas para evitar um default da dívida, informou Martin Selmayr, chefe do gabinete do presidente da Comissão Europeia, a algumas horas da cúpula decisiva desta segunda-feira.

"Nova proposta grega recebida por Jean-Claude Juncker [presidente da Comissão Europeia], Christine Lagarde [diretora do FMI] e Banco Central Europeu. Boa base para fazer progressos na cúpula da zona do euro", tuitou Martin Selmayr, chefe de gabinete do presidente da Comissão.

Em alemão, sua língua materna, o porta-voz também evocou um processo "com fórceps", em alusão aos partidos difíceis. Por enquanto, desconhecem-se os detalhes das novas propostas da Grécia, que tenta obter rapidamente o desembolso de 7,2 bilhões de euros para evitar o impacto da dívida antes do fim do mês.

Nesta segunda-feira, reúnem-se em Bruxelas os ministros das Finanças dos 19 países da zona do euro e depois seus dirigentes para evitar o não pagamento da dívida da Grécia, com consequências imprevisíveis. Espera-se que os credores apresentem suas propostas à Grécia na tarde desta segunda-feira.

Pela manhã, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, tem prevista uma reunião às 11H00 (06H00 de Brasília) com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, com a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

AFP
TAGS