PUBLICIDADE
Notícias

Mugabe diz que Tribunal Internacional não é bem-vindo na África

16:30 | 16/06/2015
O presidente da União Africana, Robert Mugabe, chefe de estado do Zimbábue, fez duras críticas ao Tribunal Penal Internacional (TPI) nesta terça-feira após o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, ter conseguido se livrar de um mandado de prisão.

Al-Bashir é procurado pelo TPI por alegações de crimes de guerra relacionados aos conflitos na região de Darfur, no Sudão, e teria saído mais cedo de uma reunião entre chefes de estado africanos para escapar de ser preso. Segundo a Agência Africana de Notícias, o episódio fez Mugabe declarar que o TPI não é bem-vindo na África.

"Aqui não é a sede do Tribunal Penal Internacional. Nós não o queremos nesta região", disse Mugabe, que preside a União Africana desde 30 de janeiro.

De acordo com Mugabe, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, disse que não iria permitir que a polícia prendesse al-Bashir, o que causou mal-estar entre líderes africanos.

Nick Kaufman, um advogado que representa várias vítimas do caso Darfur, chamou o promotor da Corte nesta terça para pedir aos juízes uma declaração de não-conformidade da África do Sul por falhar em prender al-Bashir e para ter o assunto reportado ao Conselho de Segurança da ONU. Fonte: Associated Press.

TAGS