PUBLICIDADE
Notícias

Grécia e credores continuam divididos em relação a reformas, diz documento

07:35 | 24/06/2015
A Grécia e seus credores internacionais continuam divididos em relação a medidas que o governo em Atenas precisa implementar antes de receber novos recursos financeiros, segundo documento ao qual o Wall Street Journal teve acesso.

O documento, de cinco páginas, detalha as chamadas "ações anteriores" que o governo grego está disposto a adotar, assim como a reação dos credores a propostas de reformas.

As "ações anteriores" são um conjunto de leis que a Grécia precisa aprovar antes de receber qualquer novo desembolso. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, defende que pelo menos parte dessas ações precisa ser aprovada na Grécia antes que ela submeta qualquer acordo de resgate ao Parlamento alemão.

O Eurogrupo, formado por ministros de Finanças da zona do euro, vai se reunir em Bruxelas, a partir das 14h (de Brasília), para discutir a questão da Grécia.

Se a Grécia não conseguir fechar um acordo com os credores antes do fim do mês, estará sujeita a decretar moratória sobre uma dívida de 1,5 bilhão de euros com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no próximo dia 30 e, em última instância, a abandonar a zona do euro.

As "ações anteriores" descritas no documento estão em linha com a proposta mais recente de Atenas, que foi bem recebida pelos credores - que incluem o FMI, a Comissão Europeia e Banco Central Europeu (BCE) - na última segunda-feira.

As principais divergências são em relação à tributação de empresas e à reforma do sistema previdenciário grego, segundo o documento.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, também vai estar em Bruxelas para se reunir com líderes das instituições credoras que monitoram o atual programa de ajuda de Atenas. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS