PUBLICIDADE
Notícias

EUA irão controlar espaço aéreo do Afeganistão até meio de setembro

11:10 | 24/06/2015
Os Estados Unidos vão continuar a gerenciar o controle e o tráfego do espaço aéreo do Afeganistão por mais dois meses, após o contrato entre os dois países expirar no final de junho, disse Mohammad Qassim Wafayezada, vice-diretor-geral da Autoridade de Aviação do Afeganistão.

Os EUA irão gerenciar o espaço aéreo afegão até 16 de setembro, um período que será utilizado para uma transição suave até que a empresa internacional assuma o controle, disse Wafayezada, sem mencionar o nome. A empresa ganhou o contrato para os próximos dois anos por meio de uma licitação.

Qasim Rahimi, porta-voz da Autoridade de Aviação Civil do Afeganistão, disse que a empresa irá trabalhar sob a supervisão do governo, que irá contratar especialistas estrangeiros, mas também treinar e contratar pessoal afegão.

O espaço aéreo, um corredor aéreo entre a Europa e a Ásia, tem sido gerido pela coalizão militar internacional liderada pelos EUA ou por empresas estrangeiras pagas pelos países desde a invasão dos EUA, em 2001, quando ocasionou na derrubada do regime do Taleban.

No entanto, com a retirada das tropas internacionais do Afeganistão, o controle do espaço aéreo ficará sob responsabilidade de Kabul, uma tarefa que as autoridades ainda não estavam preparadas. Temores teriam feito as companhias aéreas internacionais a cancelarem voos na região. Fonte: Associated Press.

TAGS