PUBLICIDADE
Notícias

Em meio a temores com MERS, OMS recomenda reabertura de escolas na Coreia do Sul

14:50 | 10/06/2015
Peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Coreia do Sul pediram nesta quarta-feira para que fossem reabertas as mais de 2.700 escolas que foram fechadas por causa de temores com o vírus MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), que já matou nove pessoas e infectou mais de 100 no país.

"Pedimos a reabertura das escolas porque não há evidência de transmissão do vírus", disse uma autoridade da OMS.

Ainda não se sabe quantas escolas seguiram a recomendação, mas as autoridades sul-coreanas têm dito que sexta-feira é o último dia do período de incubação de duas semanas para as pessoas infectadas, considerado como a principal fonte da segunda rodada do surto MERS.

No entanto, especialistas dizem que o surto pode continuar se as pessoas infectadas não cumprirem as medidas do governo de quarentena.

Autoridades sul-coreanas disseram nesta semana que o surto da síndrome respiratória pode ter atingido o pico, mas que os próximos dias seriam cruciais para determinar se os esforços para isolar os pacientes infectados tinham impedido a doença.

O escritório da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, anunciou no início desta quarta-feira que a presidente adiou sua visita planejada aos Estados Unidos para que agenda se voltasse totalmente para o caso de como lidar com o surto.

Os especialistas dizem que o MERS pode se espalhar através de gotículas respiratórias, como a tosse, por exemplo. As transmissões ocorrem principalmente através de um contato próximo.

Mesmo assim, diante de temores e boatos, mais de 2.700 escolas fecharam e cerca de 3.440 pessoas estão isolados porque tiveram contato com pessoas infectadas. Fonte: Associated Press.

TAGS