PUBLICIDADE
Notícias

Alemanha e Cuba avaliam benefícios de aproximação

18:35 | 09/06/2015
Na véspera do encontro entre líderes da União Europeia (UE) e da América Latina, os ministros de Relações Exteriores da Alemanha e de Cuba afirmaram que a volta das relações entre os dois países pode gerar uma estabilidade desejada em um momento de tensões globais.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier disse que a aproximação entre os Estados Unidos e Cuba preparou o cenário para mais avanços. "Nós na Europa, na Alemanha, estamos feliz que muitos décadas de silêncio e impasse estão chegando ao fim", comentou à repórteres.

Steinmeier acrescentou que a melhora nas relações é um bom sinal de "diminuição da agressividade e relaxamento". Ele afirmou que aceitou o convite do ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez Parilla, de visitar Cuba ainda este ano.

Rodriguez afirmou que a melhora nas relações pode trazer benefícios econômicos para ambos lados. "A modernização da economia cubana também apresenta uma oportunidade para a economia da Alemanha", comentou.

Os dois ministros se reuniram um dia antes do encontro entre diversos chefes de estado e governantes da Europa, América Latina e do Caribe em Bruxelas. Espera-se que as discussões da cúpula tenham foco em comércio e relações econômicas, mas temas como a aproximação com Cuba e a preocupação com o regime autoritário da Venezuela devem estar na pauta. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS