PUBLICIDADE
Notícias

Ainda há trabalho a fazer para fechar acordo sobre Grécia, diz Alemanha

10:20 | 24/06/2015
Ainda há trabalho a ser feito antes de a Grécia fechar um acordo com credores internacionais e agora depende de Atenas buscar um compromisso, afirmou hoje um porta-voz do Ministério de Finanças da Alemanha, numa sinalização de que Berlim está relutante em recuar em suas exigências de medidas de austeridade antes de uma reunião crucial do Eurogrupo sobre o assunto em Bruxelas.

"A impressão é que ainda temos uma longa estrada pela frente", disse Martin Jäger, porta-voz do ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble. "Temos expectativas realistas para esse encontro."

O Eurogrupo, formado por ministros de Finanças da zona do euro, vai se reunir a partir das 14h (de Brasília) para discutir a questão grega, na véspera de uma cúpula de líderes da União Europeia.

Jäger enfatizou que os credores da Grécia - a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) - trataram Atenas "de forma extraordinariamente generosa" em relação à última proposta de reformas submetida pelos gregos.

"Achamos que a agora é hora de o lado grego tomar a iniciativa", afirmou Jäger, acrescentando que o FMI precisa apoiar qualquer eventual acordo sobre a Grécia.

Se a Grécia não conseguir fechar um acordo com os credores antes do fim do mês, estará sujeita a decretar moratória sobre uma dívida de 1,5 bilhão de euros com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no próximo dia 30 e, em última instância, a abandonar a zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS