PUBLICIDADE
Notícias

Visita de Kerry a Pequim expõe divergências no Mar da China Meridional

12:00 | 16/05/2015
Em visita oficial à China, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, destacou a preocupação dos Estados Unidos ante o aumento das tensões geopolíticas no Mar da China Meridional. No entanto, o alerta parece ter sido ignorado pelo ministro das Relações Exteriores do país, Wang Yi.

Após o encontro, os dois líderes ressaltaram a importância do diálogo para resolver as reivindicações de terras na região, mas nenhum dos lados mostrou sinais de ceder em suas posições.

"Eu pedi à China, por meio do ministro Wang, para tomar ações com todos para ajudar a reduzir as tensões e aumentar as perspectivas de solução diplomática", afirmou Kerry. O secretário de Estado solicitou que os chineses avançassem nas negociações com outros países para determinar regras para a atividade marítima nas áreas em disputa.

Do outro lado, Wang sinalizou que a China está aberta a conversas, mas que não irá recuar em pontos que estão dentro do escopo da soberania chinesa. "A determinação chinesa de salvaguardar nossa soberania e integridade territorial é firme como uma rocha e inabalável", disse.

Wang acrescentou que as diferenças entre a China e os Estados Unidos podem ser gerenciadas "desde que seja possível evitar mal-entendidos e, sobretudo, evitar erros de cálculo".

Pequim e cinco países asiáticos reclamam terras no Mar da China Meridional. As demandas já levaram a embates, acompanhados de protestos nacionalistas e, por vezes, implicações diplomáticas mais graves. Fonte: Associated Press.

TAGS