'Rei do blues' B.B. King morre aos 89 anos
O lendário músico morreu em casa, em consequência de diabetes, doença contra a qual lutava desde a década de 1980. B.B. King é considerado um dos guitarristas mais influentes da história da música.
O lendário cantor e guitarrista B.B. King morreu em sua casa, em Las Vegas, aos 89 anos de idade, segundo informou seu advogado. Patty King, filha do cantor, confirmou nesta sexta-feira (15/05) o falecimento do pai na noite anterior.
King sofria de diabetes desde a década de 1980 e foi hospitalizado em abril, após uma desidratação relacionada à doença. No momento de sua morte ele estava sendo tratado em casa.
O rei do blues é considerado responsável por popularizar o gênero e influenciar toda uma geração de músicos do rock e guitarristas aclamados como Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan.
Nascido no estado americano do Mississipi, Riley B. King já cantava música gospel desde a infância. Ele fez sua primeira apresentação em 1949. Sua carreira chegou ao auge na década de 1950, mas King conseguiu manter uma trajetória bem sucedida ao longo de mais de seis décadas.
King vendeu milhões de discos em todo o mundo e entrou para o Hall da Fama do Blues e do Rock. Em 2003, ele apareceu em terceiro lugar na lista dos "maiores guitarristas de todos os tempos" da revista Rolling Stone. Um ano mais tarde, foi homenageado com o "Polar Music Prize", considerado o Nobel não oficial da música. Em 2009, King recebeu seu 15º Grammy pelo album One Kind Favor.
FF/afp/dpa