PUBLICIDADE
Notícias

Primeiro-ministro Britânico pede a renúncia de Blatter

Em meio a um dois maiores escândalos de corrupção da história do esporte, David Cameron pediu a renúncia de Joseph Blatter

10:03 | 29/05/2015

O primeiro-ministro britânico David Cameron pediu nesta sexta-feira, 29, a renúncia de Joseph Blatter, que busca aos 79 anos um quinto mandato como presidente da Fifa, em meio a um dois maiores escândalos de corrupção da história do esporte.

"Na minha opinião, ele deveria ir embora. Você não pode ter acusações de corrupção neste nível e nesta escala numa organização e dizer que a pessoa que está no poder neste momento é a pessoa certa para levá-la adiante", criticou Cameron em Berlim, em entrevista coletiva conjunta com a chanceler alemã Angela Merkel.

Sem pedir explicitamente a renúncia de Blatter, Merkel afirmou que "a corrupção precisa parar e a transparência ser restabelecida".

"É absolutamente necessário para jogo maravilhoso que é o futebol. É preciso acabar com esta página sombria, é urgente. Acho que é o que desejam os torcedores, bilhões de pessoas ao redor do mundo", completou a chanceler alemã.

Apesar da enorme pressão internacional, Blatter não desistiu de tentar a reeleição, na qual ainda é favorito contra o príncipe jordaniano Ali bin al Hussein.

"Vamos cerrar fileiras para ir adiante", pediu nesta sexta-feira o suíço, no congresso realizado em Zurique, que tem como principal pauta a eleição presidencial.

O futebol mundial viveu um verdadeiro terremoto na quarta-feira, com a detenção de sete altos dirigentes da Fifa, entre eles dois vice-presidentes e o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

AFP
TAGS