PUBLICIDADE
Notícias

PIB do Japão avança 2,4% no primeiro trimestre, em números anualizados

21:40 | 19/05/2015
O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 2,4% no primeiro trimestre, em números anualizados, segundo dados oficiais do governo do país. Analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires previam um avanço menor, de 1,5%. No quarto trimestre, o crescimento anualizado foi de 1,1% (dado revisado hoje).

O PIB do primeiro trimestre avançou 0,6% ante o trimestre anterior. Nesse caso, a previsão era de alta de 0,4%.

O avanço no PIB, em números anualizados, se deveu em parte à reposição de estoques. Os estoques contribuíram com 0,5 ponto porcentual para o crescimento anualizado, quando economistas previam que esse impulso seria de 0,2 ponto. Isso poderia ser um sinal de que a recuperação japonesa não é tão forte.

Os números em geral oferecem, porém, apoio à visão do governo e do Banco do Japão de que a economia está no caminho da recuperação, com uma melhora no lucro das empresas e companhias prometendo elevar salários.

O consumo das famílias aumentou em 0,4% no primeiro trimestre ante o anterior, acima da alta de 0,2% esperada pelos economistas. Os gastos de capital, por sua vez, aumentaram 0,4% no trimestre, um pouco abaixo da previsão de avanço de 0,6%.

As exportações avançaram 2,4% no primeiro trimestre ante o anterior, menos que o aumento de 3,2% do quarto trimestre. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS