PUBLICIDADE
Notícias

Morre, aos 69 anos, o artista performático americano Chris Burden

Diagnosticado com câncer de pele há 18 meses, Burden teria morrido em decorrência de um melanoma maligno

18:37 | 12/05/2015
NULL
NULL

O artista conceitual norte-americano Chris Burden, que fez performances como ser baleado a curta distância e crucificado no teto de um Fusca, morreu aos 69 anos - informou o museu de Los Angeles.

"Estamos tristes em informar a morte de Chris Burden, um artista que deixou uma marca indelével tanto no mundo da arte internacional quanto aqui em Los Angeles", disse o museu do condado da cidade, LACMA.

O museu, que abriga uma instalação de Burden feita com lâmpadas de rua antigas, elogiou sua "incansável busca pela inovação em performance, escultura, e a performance-escultura, entre outros meios".

Burden morreu no último domingo, 10, vítima de um melanoma maligno, segundo o jornal local Los Angeles Times, que afirmou que o artista foi diagnosticado com câncer de pele há 18 meses.

Ele catapultou para a fama em 1971, quando pediu para um amigo matá-lo a uma distância de 4,5 metros com um rifle calibre .22 em uma galeria em Santa Ana, Califórnia. A performance, registrada em um vídeo granulado, recebeu o nome de "Shot".

AFP
TAGS