PUBLICIDADE
Notícias

Merkel, Hollande e Tsipras devem "preparar terreno" para discussões sobre Grécia

17:35 | 21/05/2015
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, planejam ter uma "discussão amigável" com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, em Riga. Não há, porém, negociações reais em andamento para se buscar uma solução para os problemas financeiros de Atenas, disse Hollande nesta quinta-feira.

Os três líderes chegaram à capital da Letônia para o encontro de líderes da União Europeia e devem se encontrar pessoalmente após a conclusão do primeiro dia do evento. "Não é aqui em Riga que iremos negociar sobre a questão da Grécia, mas é verdade que podemos ajudar a preparar o terreno" para o encontro envolvendo os ministros das Finanças da zona do euro no fim de maio ou início de junho, disse Hollande.

O presidente francês acrescentou que a reunião com Tsipras será uma "discussão amigável", mas não "simplesmente a França e a Alemanha decidindo por toda a Europa" sobre a situação da dívida grega e sua necessidade de financiamento. Desde sua chegada ao poder, no fim de janeiro, o governo de esquerda da Grécia tem mantido uma disputa com seus credores internacionais sobre o futuro do programa de ajuda ao país.

"Nós não esperamos um acordo hoje à noite", disse uma autoridade do governo grego. "O premiê grego irá apresentar aos dois líderes os importantes passos que têm sido tomados, e nós construímos o impulso para chegar a um acordo até o fim do mês", afirmou a fonte.

Uma delegação de autoridades gregas realiza reuniões desde a quarta-feira em Bruxelas com os chefes das instituições que monitoram o programa de ajuda ao país. Atenas enviou novas propostas para reformas econômicas a seus credores internacionais - os governos da zona do euro, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) - mais cedo nesta semana, em um esforço para chegar a um acordo com os credores e desbloquear uma parcela da ajuda financeira. A fonte disse que o governo enviou propostas para um novo regime de tributação sobre valor agregado, um cronograma para limitar aposentadorias precoces e um plano para lidar com os empréstimos não saldados de bancos gregos.

De acordo com a fonte, a Grécia não pedirá uma nova extensão no atual pacote de ajuda. Mas, se a outra parte oferecer essa opção, ela será avaliada, comentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS