PUBLICIDADE
Notícias

Ladrões de gado matam 46 camponeses no norte do Quênia

Há suspeitas de motivações étnicas para o massacre

09:56 | 05/05/2015
Ao menos 46 pessoas morreram e várias ficaram feridas em um ataque contra um povoado do norte do Quênia lançado por ladrões de gado que também tinham motivações étnicas, indicou nesta terça-feira, 5, a imprensa queniana.

"O ataque ocorreu em uma zona remota" do norte do país, perto do lago Turkana, disse o jornal Daily Nation citando Osman Warfa, comissário regional do Vale do Rift.

Os agressores, de etnia Turkana, atacaram na segunda-feira, 4, um povoado da etnia rival Pokot, perto de Nadome, uma zona onde são frequentes os conflitos entre os dois grupos.

Segundo Warfa, ao menos 46 pessoas morreram e muitas ficaram feridas. Além disso, um número indeterminado de cabeças de gado foram roubadas.

Segundo Peter Okwanyo, comissário do condado vizinho de Baringo, um dia antes do ataque ocorreu outra ofensiva de guerreiros pokot contra um povoado turkana no qual várias cabras foram roubadas.

"São atos de provocação", explicou Okwanyo, que pediu às forças de segurança que "continuem perseguindo e prendendo os responsáveis por estas operações para fazer a tensão baixar".

O roubo de gado, os conflitos pelo controle das fontes de água ou pastagens são frequentes nestas zonas do norte do Quênia.

AFP
TAGS