PUBLICIDADE
Notícias

Índia divulga regras preliminares de plano para monetizar o ouro no país

21:30 | 19/05/2015
O governo da Índia revelou nesta terça-feira as regras preliminares para um programa que buscará fazer com que o ouro mantido por pessoas e instituições tenha um uso produtivo.

O programa pode ajudar a terceira economia da Ásia a atender sua demanda pelo metal através de fornecedores locais e a cortar importações, que tem sido uma causa importante do déficit comercial indiano. Um dos maiores consumidores de ouro do mundo, a Índia elevou o imposto de importação sobre o metal e impôs restrições sobre suas importações em 2013, após um grande déficit levar a rupia a um recorde de desvalorização.

O governo estima que haja 20 mil toneladas de estoques de ouro dentro do país, a maioria dos quais não foi negociado nem monetizado. Se o governo conseguir colocar esse ouro em circulação, isso pode ajudar o país a reduzir suas importações, atualmente em quase mil toneladas ao ano.

O ministro das Finanças indiano, Arun Jaitley, havia anunciado o plano para monetizar o ouro ao apresentar o orçamento federal em fevereiro.

As regras preliminares preveem que aqueles que fizerem depósitos em ouro possam ganhar juros livres de imposto, enquanto os joalheiros poderão buscar empréstimos de bancos tendo como garantia o ouro que possuem. Os bancos também devem se beneficiar com a novidade. As regras preveem que eles tenham a permissão para depositar ouro no Banco Central da Índia, para atender as exigências de reserva de caixa (compulsório). Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS