PUBLICIDADE
Notícias

Filipinas diz que manterá rodas de aviões em área disputada com a China

17:35 | 25/05/2015
As aeronaves Filipinas continuarão a utilizar suas rotas normais, passando sobre uma região de disputados recifes no Mar do Sul da China, afirmou o presidente do país, Benigno Aquino III, nesta segunda-feira. Aquino disse a repórteres que não há uma identificação de defesa aérea sobre a região e que as rotas serão mantidas ali, baseando-se na lei internacional. Ele apontou que há uma disparidade militar grande entre a China e as Filipinas, dizendo que Pequim não iria perturbar um país menor, pois isso prejudicaria a imagem chinesa, no momento em que o país busca criar um ambiente positivo com seus parceiros comerciais.

As Filipinas estão em uma arbitragem internacional e realizam esforços diplomáticos para resolver a disputa com a China. Na quinta-feira, o governo chinês disse que deve manter em observação a área, no entorno de ilhas artificiais criadas no Mar do Sul da China. Os EUA afirmaram que têm seu próprio programa de vigilância na região e que buscarão preservar a liberdade para todos de voo e navegação.

A construção das ilhas artificiais pela China exacerbou as divergências no Mar do Sul da China, onde Pequim reivindica áreas e recifes que pertenceriam a Filipinas, Taiwan, Brunei, Malásia e Vietnã. Fonte: Associated Press.

TAGS