PUBLICIDADE
Notícias

Facebook fecha parceria com grandes meios de comunicação

17:39 | 13/05/2015
Usuário não precisará mais sair do Facebook para ler parte do conteúdo jornalístico de algumas empresas. Modelo começa com nove participantes e funciona no iPhone. Nove grandes meios de comunicação, entre eles o The New York Times, o The Guardian, o Spiegel Online e a BBC News, começaram nesta quarta-feira (13/05) a publicar parte de seus conteúdos jornalísticos diretamente no Facebook, de maneira que não é mais necessário deixar a rede social para visualizá-los. O novo modelo de publicação, chamado Instant Articles, permite que o conteúdo jornalístico seja carregado dez vezes mais rápido pelos telefones celulares. A função é voltada para os celulares: os textos publicados são visíveis na timeline dos usuários que o usam o aplicativo (app) do Facebook para o iPhone. O responsável pelo Instant Articles, Michael Reckhow, explicou que o objetivo é fazer com que o usuário carregue os artigos de forma mais rápida. Segundo ele, hoje são necessários oito segundos, em média, para carregar um artigo no telefone. O tempo para acessar um artigo no Instant Articles será dez vezes menor, assegura. Os meios de comunicação terão a opção de incluir publicidade nos artigos ou permitir que o Facebook venda anúncios e fique com uma comissão de 30%. A rede social também permitirá às empresas coletar informações sobre as pessoas que leem os artigos. O material não será necessariamente exclusivo, podendo ser encontrado também nos sites das empresas. O diretor da revista The Atlantic, James Bennet, reconheceu que a publicação dos artigos no Instant Articles implica perder o controle sobre o sistema de distribuição. Por outro lado, as empresas querem que os artigos sejam lidos pelo maior número possível de pessoas, e o Facebook ajuda nisso, disse ele. A ex-executiva do Twitter Vivian Schiller pondera que os meios não têm muitas opções. "É lá que está a audiência (no Facebook). Ele é grande demais para ser ignorado", afirmou ao The New York Times. A popularização da ferramenta pode trazer um risco adicional aos meios de comunicação: o de perder audiência nos seus próprios sites, já que os usuários não necessitarão mais sair do Facebook para ter acesso ao conteúdo jornalístico. Os nove primeiros meios de comunicação a usar a nova ferramenta são The New York Times, The Atlantic, NBC News, Buzzfeed e National Geographic, todos dos Estados Unidos, e os europeus The Guardian, BBC News, Spiegel Online e Bild. Novos nomes deverão se unir a esses nos próximos dias. A parceria é anunciada poucos dias depois de o Google, um concorrente do Facebook, também iniciar uma cooperação com empresas de comunicação. AS/efe/afp
TAGS