PUBLICIDADE
Notícias

Documentos apreendidos na operação que matou Bin Laden são divulgados

Novos documentos encontrados na casa onde o terrorista Osama Bin Laden foi morto foram divulgados nesta quarta-feira

10:42 | 20/05/2015
NULL
NULL

Os Estados Unidos divulgou nesta quarta-feira,20, mais de 100 documentos encontrados na operação que resultou a morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden. Os registros foram publicados pelas agências de interlência norte-americas. O terrorista foi executado com tiros em 2 de maio de 2011.

"Hoje, o Escritório do Diretor Nacional de Inteligência liberou uma parte dos documentos capturados durante a operação na casa em que estava escondido Bin Laden, em cumprimento a uma ordem do presidente Barack Obama", disse Jeff Anchukaitis, porta-voz da agência.

Além da ordem presidencial, o ato de tornar parte dos documentos públicos também cumpre com a decisão do Congresso, que ordenou ao governo retirar o sigilo dos documentos encontrados na casa de Abbottabad, localizada no Paquistão, onde Bin Laden foi encontrado por um comando americano.

[SAIBAMAIS 1]

Os documentos aos quais a AFP teve acesso são as traduções para o inglês feitas pela CIA, mas não houve condições de verificar de forma independente a procedência do material nem a qualidade da tradução.

A divulgação do material acontece poucos dias depois do premiado jornalista americano Seymour Hersh afirmar em um artigo que a narrativa oficial de Washington sobre a busca e morte de Bin Laden está repleta de mentiras.

Redação O POVO Online com informações da AFP

TAGS