PUBLICIDADE
Notícias

Polônia diz que repórter russo é um perigo para o país e quer deportá-lo

17:05 | 29/04/2015
Autoridades da Polônia acusaram um jornalista russo funcionário de uma agência de notícias russa pró-Kremlin de ser uma ameaça à segurança polonesa, dizendo hoje que ele deve perder o direito de residir na Polônia e na União Europeia.

O caso ocorre durante um momento de tensão entre o Ocidente e a Rússia, em relação às ações de Moscou na Ucrânia. A Polônia é uma das vozes mais fortes na Europa a favor de sanções contra a Rússia, e as tensões entre os vizinhos eslavos têm sido particularmente tensas ultimamente.

Há ainda mais perguntas que respostas nesse momento sobre o caso do jornalista Leonid Sviridov, da agência Rossiya Segodnya. Autoridades polonesas nunca especificaram que suspeitas ou evidências podem ter, mantendo os detalhes do caso em segredo.

No ano passado, a Agência de Segurança Interna declarou o jornalista "um perigo para o Estado Polonês", enquanto o Ministério das Relações Exteriores tirou a credencial dele de jornalista. Após meses de investigação, autoridades polonesas disseram que ele representa uma ameaça e deve perder o direito de seguir na Polônia.

O próprio Sviridov disse que nunca lhe falaram por que ele representaria uma ameaça. Ele insiste que nunca espionou para Moscou e diz que teria sido preso há tempos, caso as autoridades polonesas tivessem de fato algo contra ele. O repórter pode recorrer da decisão, e disse à Associated Press que fará isso. Ele vive em Varsóvia e ainda pode trabalhar como repórter, mesmo que tenha perdido sua acreditação. Segundo o jornalista, isso não impediu seus contatos de seguir falando com ele. Fonte: Associated Press.

TAGS