PUBLICIDADE
Notícias

Nepaleses começam a retornar as suas casas após terremoto

13:50 | 30/04/2015
Cinco dias depois do terremoto que devastou seu país, os nepaleses se apegam nos milagres diários dos sobreviventes. Nesta quinta-feira, 30, um adolescente de 15 anos, Pemba Tamang, foi encontrado vivo em um prédio em Katmandu. Ontem, um homem de 28 anos e um bebê de 4 meses também foram retirados de escombros. O número de vítimas, no entanto, continua a aumentar, e chegou a 5.844 ontem, com outros 11,5 mil feridos. Apenas em Katmandu 130 mil casas teriam sido afetadas.

O menino Pemba foi retirado no final da manhã dos escombros por uma equipe de resgate formada por nepaleses e americanos e levado ao hospital de campo israelense. De acordo com a imprensa local, o adolescente estava entre dois andares do edifício onde morava e sobreviveu tomando água da chuva que pingava próximo de onde estava.

Mas, com quase uma semana do terremoto de 7,8 graus que devastou o país, as esperanças de encontrar novos sobreviventes são cada vez menores. Equipes nepaleses e estrangeiras continuam o trabalho de remexer os entulhos, mas o governo do país começa na capital o trabalho de reabrir ruas bloqueadas pela queda de casas e tentar remover os entulhos. E decidiu também tentar reabrir as rotas de trilha do monte Everest amanhã.

Com os tremores cada vez menores, a maior parte das famílias começa a deixar as dezenas de acampamentos pela cidade e voltar para suas casas. Sobram os que não têm mais para onde voltar e os que preferem ir para suas cidades de origem, mas ainda não conseguiram devido à falta de transporte. Hoje, mais lojas reabriram, especialmente nas áreas turísticas.

Aos poucos, os olhos e as atenções se voltam ao interior do país, onde o estrago causado pelo terremoto pode fazer com que o número de mortos passe dos 10 mil. No entanto, vários vilarejos no distrito de Ghorka, próximo ao epicentro, ainda estão inacessíveis.

TAGS