PUBLICIDADE
Notícias

Muro na fronteira entre México e EUA é aberto para reencontro familiar

Eles puderam abraçar-se, por alguns minutos, quando agentes americanos abriram uma porta do muro da fronteira entre Tijuana (MEX) e San Diego (EUA)

07:22 | 29/04/2015

Integrantes de quatro famílias mexicanas, separadas pela deportação de alguns de seus integrantes dos Estados Unidos a México, se reuniram na terça-feira, 28, por alguns minutos quando agentes americanos abriram uma porta do muro fronteiriço na cidade de Tijuana com San Diego para que se abraçassem.

O breve reencontro de cinco minutos ocorreu graças às gestões ante autoridades americanas de uma organização de defesa dos direitos dos migrantes por ocasião do dia da criança.

"Senti alegria e tristeza ao mesmo tempo. Foi um instante, já acabou, mas disse que vamos pedir a Deus para que em breve estejamos juntos", disse Lourdes Barraza, uma mãe deportada dois anos atrás, que se dirigiu ao local para se encontrar com seus filhos pequenos Geovanny e Alexis.

"Senti como se tivessem me feito viver novamente", disse com lágrimas nos olhos Yolanda Barona, depois de abraçar sua neta, quando os agentes americanos abriram a pesada porta que forma parte do muro metálico que separa o território dos Estados Unidos do México.

Roberto, que vive nesta cidade mexicana há dois anos e havia se comunicado apenas por telefone com seus filhos e netas, voltou a se reunir com eles em um pequeno espaço de dois metros quadrados, onde se abraçaram, conversaram e até tiraram algumas fotos.

 

Reforma imigratória

O presidente Barack Obama tentou impulsionar uma reforma imigratória no Congresso americano, mas diante da falta de avanços no legislativo anunciou em novembro passado medidas executivas para tirar da irregularidade milhares de imigrantes ilegais.

Estas medidas foram suspensas depois que em fevereiro um juiz bloqueou sua aplicação a pedido de 26 governadores do país.

AFP

TAGS