PUBLICIDADE
Notícias

Japão reconhece que inflação pode demorar a chegar à meta

10:40 | 30/04/2015
O presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, reconheceu que pode levar mais tempo para que seja alcançada a meta de inflação de 2,0% ao ano, devido principalmente à queda nos preços de energia, mas destacou que a inflação está melhorando.

Dada a sólida tendência de inflação, "não há necessidade de estímulos adicionais neste momento", disse Kuroda, após o BoJ anunciar sua decisão de política monetária, na qual manteve inalterado seu programa de compra de ativos.

Kuroda, entretanto, disse que o banco central japonês "não irá hesitar em agir se houver uma mudança na tendência de inflação". Ele destacou que melhoras na economia e aumentos nos salários pelo segundo ano consecutivo podem manter a inflação em tendência sólida.

Apesar do atraso rumo à meta de inflação de 2,0% ao ano, o presidente do BoJ disse que a instituição continuará com seu "comprometimento de cerca de dois anos" para reverter o viés deflacionário.

Eu sua última estimativa, o BoJ disse esperar que a inflação no ano fiscal que se encerrará em março de 2016 fique em 0,8%, abaixo da estimativa anterior, de 1,0%.

O banco central afirmou que sua meta de inflação de 2% será provavelmente alcançada em torno do primeiro semestre do ano fiscal iniciado em abril de 2016 - cerca de seis meses mais tarde do que a sua promessa inicial, feita no lançamento do seu programa de estímulos, há dois anos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS