PUBLICIDADE
Notícias

Ex-mordomo do Papa tem detenção prolongada

Gabriele, 46 anos, foi um dos poucos laicos com acesso ao apartamento privado de Bento XVI e foi designado mordomo em 2006

15:20 | 12/07/2012

CIDADE DO VATICANO, 12 Jul 2012 (AFP) - A detenção do ex-mordomo do Papa, Paolo Gabriele, preso em 23 de maio pelo vazamento de documentos confidenciais de Bento XVI, foi prolongada por alguns dias, indicou nesta quinta-feira, 12, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Passados os 50 dias previstos pela detenção cautelar, o juiz de instrução, Piero Antonio Bonnet, decidiu prolongar o prazo porque pretende recolher outros testemunhos nos próximos dias.

Gabriele, 46 anos, foi um dos poucos laicos com acesso ao apartamento privado de Bento XVI e foi designado mordomo em 2006, quando substituiu Angelo Gugel, que esteve durante anos a serviço de João Paulo II.

Em janeiro, documentos confidenciais divulgados pela imprensa italiana, - o escândalo batizado de "Vatileaks" -, confirmaram a existência de disputas internas e intrigas dentro dos palácios apostólicos.

Há dois meses, Bento XVI criou uma comissão formada por três cardeais - Julián Herranz, Josef Tomko e Salvatore De Giorgi - para investigar o vazamento de documentos internos.

A publicação recente de uma série de cartas confidenciais destinadas ao papa Bento XVI relacionadas a temas delicados, como as intrigas do Vaticano ou os escândalos sexuais do padre mexicano Marcial Maciel, gerou desconforto e constrangimentos na Santa Sé.

TAGS