PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Morre Omar Suleiman, ex-chefe dos serviços de inteligência egípcios

11:35 | 19/07/2012

CAIRO, 19 Jul 2012 (AFP) - O ex-vice-presidente do Egito Omar Suleiman, que dirigiu durante anos os serviços de inteligência de seu país, faleceu nesta quinta-feira aos 77 anos nos Estados Unidos, anunciou a agência oficial Mena.

"O ex-vice-presidente, general Omar Suleiman, faleceu nesta quinta-feira de madrugada em um hospital nos Estados Unidos", informou a agência.

Suleiman foi nomeado vice-presidente durante a revolta que provocou a queda do presidente Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011.

Partiu do Egito depois de ter sido deixado à margem da concorrência pela presidência, nas primeiras eleições presidenciais posteriores a Mubarak, que foram realizadas nos dias 23 e 24 de maio.

Inicialmente, havia viajado a Dubai, antes ir para a Alemanha e, finalmente, para os Estados Unidos para receber um tratamento, explicou à AFP o general Saad al-Abasi, um dos responsáveis por sua campanha presidencial.

"Seu estado de saúde se deteriorou recentemente. Nos Estados Unidos estava junto a sua família', indicou, por sua vez, Rim Mamduh, também membro de sua equipe de campanha.
Suleiman nasceu em 1936 em uma família abastada na cidade de Qena, no sul do Egito, e se formou na Academia Militar do Cairo em 1955.

Durante a presidência de Mubarak, Suleiman foi um interlocutor nas negociações com Estados Unidos, Israel e os palestinos, com os quais organizou várias tréguas de breve duração. Desde 1991, passou a liderar os "mukhabarat", os temidos e tentaculares serviços de inteligência egípcios.

TAGS