PUBLICIDADE
Notícias

AFP - López Obrador inicia ação para anular eleições

08:00 | 13/07/2012

MÉXICO, México, 12 Jul 2012 (AFP) - O candidato da esquerda à presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, solicitou formalmente nesta quinta-feira ao Tribunal Eleitoral que anule as eleições realizadas no dia 1º de julho passado.

Os presidentes dos partidos que apoiaram a candidatura de López Obrador, reunidos no Movimento Progressista, apresentaram o pedido de impugnação ao Instituto Federal Eleitoral, ao qual entregaram mais de 20 caixas de documentos com provas de compra de votos em troca de eletrodomésticos e até alimentos.

Durante entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira, López Obrador explicou os principais pontos do pedido de anulação ao Tribunal, que terá dois meses para examinar a questão, antes de proclamar o novo presidente, no dia 6 de setembro.

O recurso inclui denúncias contra os governadores do PRI em vários estados que participaram de um "esquema" para a compra de cinco milhões de votos.

"O esquema que significou a compra e a manipulação de milhões de votos não permite certeza sobre qualquer resultado", disse López Obrador ao mostrar votos preenchidos previamente para o PRI.

López Obrador perdeu a eleição de 1º de julho por uma diferença de 6,62% dos votos para Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Logo após a votação, a esquerda denunciou irregularidades e pediu a recontagem dos votos.
Nesta quarta-feira, López Obrador denunciou a imparcialidade dos meios de comunicação e acusou os institutos de pesquisa de apoiar Peña Nieto.

Nas eleições presidenciais de 2006, López Obrador foi derrotado pelo atual presidente, Felipe Calderón, por 0,56% dos votos, e seus partidários protestaram na Cidade do México durante meses.

TAGS