PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Cruz Vermelha recupera restos de militares de Supertucano da Colômbia que caiu

08:08 | 13/07/2012

A Cruz Vermelha Internacional recuperou nesta quinta-feira os corpos de dois militares mortos na queda de um avião Supertucano da Embraer que a guerrilha assegurou ter derrubado na véspera em meio a combates no sudoeste da Colômbia, versão que o governo considerou "improvável".

"Temos os dois corpos, um entregue pela guerrilha e outro, pelos bombeiros. Agora estamos rumo a Popayán (650 kms a sudoeste de Bogotá) para deixá-los com o Exército", disse à AFP por telefone Erika Tovar, representante na região do Comitê Internacional da Cruz Vermelha Roja (CICV).

Os dois militares, que voavam em um Supertucano de fabricação brasileira, foram considerados desaparecidos na quarta-feira.

Nesta quinta, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) indicaram que tinham derrubado a aeronave, ao mostrar a um grupo de jornalistas os restos do avião ao lado do corpo do copiloto que delegados do CICV foram buscar na zona de Jambaló (norte do departamento de Cauca).

O corpo do segundo tripulante foi encontrado em um local próximo pelos bombeiros locais, que também o entregaram aos delegados do CICV, explicou Tovar.

As autoridades colombianas ainda não indicaram como ocorreu a queda da aeronave, que apoiava combates do Exército contra a guerrilha enquanto o presidente Juan Manuel Santos fazia uma visita ao departamento de Cauca, uma das regiões onde é mais intenso o conflito armado.

"A verdade é que não sabemos ainda o que aconteceu. Mas é muito improvável que o avião tenha sido derrubado pela guerrilha porque não tem capacidade para fazer isso", disse o mandatário.

TAGS