PUBLICIDADE
Notícias

Sarkozy é vaiado durante visita ao País Basco francês

15:43 | 01/03/2012

BAYONNE, França, 1 Mar 2012 (AFP) - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, candidato à reeleição na próxima presidencial de abril, foi vaiado por manifestantes durante visita a Bayonne (sudoeste), no País Basco francês.

Uma multidão se reuniu em frente ao restaurante onde Sarkozy marcou uma reunião. Reforços policiais foram chamados para que o presidente saísse do estabelecimento.

Anteriormente, em meio a partidários que gritavam "Nicolas!, Nicolas!" e opositores que diziam "Nicolas kampora! (Fora Nicolas!, em basco), o presidente teve dificuldades para atravessar as estreitas ruas do centro histórico de Bayonna, enquanto choviam folhetos de Batera, coletivo que exige um estatuto especial para o País Basco.

Dentro do restaurante, Sarkozy criticou "a violência de uma minoria, cuja conduta é inadmissível", afirmando se tratar de uma "minoria de foragidos".

Mais cedo, o mandatário havia parabenizado a convergência de pontos de vista entre a França e a Espanha sobre a questão basca, afirmando que acompanha com "grande interesse" o processo político realizado no país vizinho.

TAGS