PUBLICIDADE
Notícias

Grandes potências propõem ao Irã retomar negociações nucleares

Após quatro meses de hesitações, Teerã deu em meados de fevereiro seu aval a uma retomada do diálogo com o grupo dos 5%2b1

10:53 | 06/03/2012

As grandes potências (grupo 5%2b1) propuseram "retomar as negociações com o Irã sobre o programa nuclear", em uma carta divulgada nesta terça-feira pela União Europeia, que não faz referência a datas ou lugar para a reunião.

"Em nome da China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos propuseram retomar as negociações com o Irã sobre seu programa nuclear", afirmou nesta terça-feira a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, em carta dirigida ao negociador iraniano Said Jalili.

Após quatro meses de hesitações, Teerã deu em meados de fevereiro seu aval a uma retomada do diálogo com o grupo dos 5%2b1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e a Alemanha), interrompido há mais de um ano, insistindo que quer retomar as negociações rapidamente.

Mas, ao mesmo tempo, Teerã ameaçou suspender o fornecimento de petróleo à Itália, Espanha, Grécia, Alemanha, Portugal e Holanda, em represália pelo embargo petroleiro e bancário decidido em janeiro pela UE.

O Irã vende pouco mais de 20% de seu petróleo à União Europeia (cerca de 600 mil barris/dia), essencialmente à Itália, que comprou cerca de 185 mil barris diários em 2011 (13% de suas importações), Espanha (161 mil barris, ou seja, 12% de suas importações) e Grécia (103 mil e 30%, respectivamente).

Desde novembro, a pressão sobre o Irã se intensificou. Estados Unidos e União Europeia reforçaram suas sanções. Israel cogita a ameaça de um ataque militar.
As potências ocidentais suspeitam que o Irã pretende se dotar da bomba atômica com o pretexto de um programa nuclear civil.

 

AFP

TAGS