PUBLICIDADE
Notícias

Com 2,51 metros de altura, homem mais alto do mundo parou de crescer

18:32 | 16/03/2012

WASHINGTON, 16 Mar 2012 (AFP) - O homem mais alto do mundo, o turco Sultan Kosen, de 2,51 metros e 29 anos, parou de crescer depois que um médico conseguiu sanar sua acromegalia, uma doença que impede o fim do período de crescimento.
Kosen disse que "é uma benção que se tenha detido o crescimento" graças à radiocirurgia a que se submeteu em Los Angeles.

"Me sinto honrado e agradecido por esta cirurgia que salvou minha vida", disse o homem mais alto do mundo em um e-mail à AFP.

"Sem meu recorde do Guiness, nunca teria essa oportunidade de contar às pessoas sobre a minha condição", acrescentou. "É uma benção".

Depois de quase dois anos da radiocirurgia com raios gama no estado da Virgínia, os médicos confirmaram esta semana que Kosean superou sua doença de acromegalia causada por uma rara desordem hormonal que o fez continuar crescendo após atingir a fase adulta.

"Deixou de crescer, isto é bom", disse o médico Jason Sheehan à AFP. O neurocirurgião extirpou de Kosen, há dois anos, um tumor no cérebro que provocava o crescimento patológico.

"Pelo tamanho, ele deverá continuar submetido a tratamento, mas confiamos que seu crescimento não causará problemas adicionais", destacou Sheehan, do Centro Médico da Universidade de Virgínia.

Filho de um casal de agricultores de Mardin, no sudeste da Turquia, Sultan Kosense ficou famoso quando entrou para o Guinness em 2009 como "o homem mais alto do mundo". Ele media então 2,47 metros.

TAGS