PUBLICIDADE
Notícias

Cardeal denuncia 'choque de ignorâncias' entre cristãos e muçulmanos

13:16 | 15/03/2012

CIDADE DO VATICANO, 15 Mar 2012 (AFP) - O "choque de ignorâncias" entre muçulmanos e cristãos é um dos perigos que devem ser evitados tanto no Oriente Médio quanto na Europa, advertiu nesta quinta-feira, 15, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, responsável no Vaticano pelo diálogo religioso, em uma inédita entrevista ao canal árabe de notícias Al-Jazeera.

"Evitamos o choque de civilizações, temos que tentar evitar o choque de ignorâncias", disse o prelado, que critica o que classifica de "analfabetismo religioso".

Parte da entrevista com o cardeal foi publicada nesta quinta-feira pelo jornal italiano Il Corriere della Sera.

Trata-se da primeira vez que um hierarca do Vaticano se dirige ao mundo muçulmano por meio de uma rede de televisão.

A Al-Jazeera é a rede de televisão por satélite em língua árabe mais popular. Foi fundada em 1996 e pode ser captada em 130 países.

O cardeal francês reconhece que na Europa existe "o medo do islã", mas sustenta que isso "se deve à ignorância", ressaltou.

"Quando uma pessoa fala com grupos de direita, descobre que não leram o Alcorão, nem falaram jamais com um muçulmano. É preciso fazer um esforço para ajudar as pessoas", disse.

Por outro lado, sustenta que no Oriente Médio são divulgados "livros nos quais os cristãos são taxados de impuros, algo injusto", acrescentou.

O cardeal lembrou que muitos cristãos nesta região se sentem alvos da oposição e cidadãos de segunda classe.

TAGS