PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Onda de tornados no centro dos EUA deixa 40 mortos e some com um povoado

14:48 | 03/03/2012

CHICAGO, 3 Mar 2012 (AFP) - O sudeste dos Estados Unidos enfrenta neste sábado a ameaça de uma série de tornados que provocou importantes danos materiais e cerca de 40 mortos, sendo 31 apenas na sexta-feira, em sua passagem pelo centro do país.

Os serviços meteorológicos nacionais lançaram neste sábado um alerta que poderá afetar as zonas do Alabama, Flórida e Geórgia, no sudeste, com ventos de mais de 120 kmh, chuvas carregas com granizos de mais de 4 cm de diâmetro e descargas elétricas.

Equipes de resgate procuravam sobreviventes entre os escombros depois que mais de 80 tornados arrasaram o meio-oeste dos Estados Unidos na sexta-feira, inclusive apagando do mapa uma pequena cidade em Indiana.

O balanço de mortes no estado de Indiana chega a 13, enquanto que no Kentucky está em 12, segundo as autoridades.

As imagens do fenômeno climático são impressionantes: caminhões e árvores voando pelos ares, ônibus incrustados contra casas de tijolos e muitas casas reduzidas a escombros.

"Relatórios preliminares indicam que os danos maiores estão concentrados no sudeste de Indiana, incluindo importantes danos em Henryville e Marysville, no condado de Clark, e Pekin e New Pekin, no condado de Washington", afirmou o Centro de Informações estatal em um comunicado.

Na sexta, passaram pelo Kentucky 13 tornados, segundo a agência de Condução de Emergências e o governo do estado pediu ajuda à Guarda Nacional.

Já o pequeno povoado de Marysville, em Indiana, perto da fronteira com o Tennessee, foi apagado do mapa.

"As informações por telefone indicam que Marysville desapareceu", afirmou o major Chuck Adams, porta-voz das autoridades.

O condado de Madison, no Alabama, também foi danificado pelos tornados. Há casas destruídas, carros virados e linhas de energia e árvores caídos.

Na quarta-feira, a cidade de Harrisburg, em Illinois, foi a mais atingida por um grande tornado que devastou uma ampla área, deixando seis mortos e mais de 100 feridos.

Em 2011, os tornados mataram 545 pessoas nos Estados Unidos, no que foi a temporada mais mortífera destes fenômenos desde 1936.

 

TAGS