PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Novos protestos contra americanos no Afeganistão

06:36 | 15/03/2012

KANDAHAR, 15 Mar 2012 (AFP) - Mais de mil pessoas protestaram nesta quinta-feira no sul do Afeganistão contra os Estados Unidos em consequência do massacre de 16 civis, incluindo nove crianças, cometido no domingo por um soldado americano.


A manifestação, que aconteceu horas depois do governo dos Estados Unidos ter informado que o autor da chacina foi retirado do Afeganistão, ocorreu em Qalat, capital da província de Zabul, perto de Kandahar, cenário da tragédia.


Os manifestantes exigiram que o soldado tenha um julgamento público no Afeganistão.


O protesto aconteceu no segundo dia de visita de Leon Panetta, secretário de Defesa americano, ao Afeganistão. Ele reiterou a promessa do presidente Barack Obama de de uma investigação exaustiva e garantiu que este foi um ato isolado e individual.
Também nesta quinta-feira, uma fonte militar americana confirmou a tentativa de ataque contra os soldados americanos que recepcionavam Panetta na quarta-feira em uma base militar britânica do sul do Afeganistão.


Um tradutor afegão roubou uma caminhonete da base e tentou avançar contra um grupo de soldados reunidos para receber Panetta em Camp Bastion, segundo o oficial, que pediu anonimato.


Um soldado britânico ficou ferido e o motorista afegão morreu depois que bateu com o carro, que pegou fogo
str-sak/fp

TAGS