PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Cubanos fazem procissão com a Virgem da Caridade

11:02 | 28/03/2012

HAVANA, 28 Mar 2012 (AFP) - Católicos cubanos partiram da Catedral de Havana ao amanhecer desta quarta-feira em uma procissão com a imagem da Virgem da Caridade do Cobre até a Praça da Revolução, onde o Papa Bento XVI oficiará uma missa campal.

A imagem iluminada da Virgem, conhecida como "Mambisa", foi saudada com aplausos pelas ruas de Havana, numa procissão que deve percorrer seis quilômetros, a mais longa em décadas em Cuba.

As procissões religiosas estavam proibidas em Cuba desde os anos 60 pelo então governo ateu de Fidel Castro até que foram restituídas pelo líder da Revolução durante a visita do Papa João Paulo II em 1998. O Estado cubano deixou o ateísmo em 1991 e passou a ser simplesmente laico.

"Vim adorar a Virgem da Caridade pela congregação que estamos fazendo pela visita do Papa", afirmou à AFP Ever Marín, de 13 anos, que participa pela primeira vez de uma procissão.

Bento XVI, que terminará nesta quarta uma visita pastoral de três dias à ilha, oficiou uma missa campal na segunda-feira, em Santiago de Cuba (sudeste), ante 200.000 pessoas, e espera-se que na missa desta quarta, em Havana, essa cifra seja superada.
cb/fj/cn

TAGS