PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Chávez confirma que nova lesão é 'recorrência do câncer' de 2011

06:09 | 05/03/2012

CARACAS, 4 Mar 2012 (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou neste domingo que a "lesão" que foi operada nesta semana em Havana e que cresceu na mesma região onde, em 2011, foi extraído um tumor maligno, é uma "recorrência do câncer", e por isso se submeterá em breve à radioterapia.

"O tumor foi extirpado em sua totalidade e foi confirmado o que já se supunha: o mesmo é uma recorrência do câncer diagnosticado inicialmente", anunciou o presidente em um programa da rede de televisão oficial VTV gravado no sábado, mas divulgado neste domingo.

"Vamos fazer um tratamento de radioterapia na área" assim que for concluído o processo de cicatrização desta nova cirurgia, acrescentou o presidente de 57 anos. Este tratamento pode levar ainda algumas semanas para começar, comentou.
Chávez assegurou que "o mais importante" é que foi constatada "a ausência de lesões sugestivas de câncer" em nível local, em órgãos próximos ou longe da zona comprometida.

"Nem à distância, nem metástase, nem gânglios, nem nada disso, graças a Deus. (...) Por isso estamos tão otimistas nesta batalha", reafirmou o presidente no vídeo divulgado de Havana, sem adiantar sua data de regresso à Venezuela.
Chávez explicou que o novo tumor era de dois centímetros, menor que o anterior, que era do tamanho "de uma bola de beisebol", como descreveu então.

O presidente foi operado em junho de 2011 também em Havana, onde se submeteu a três de quatro ciclos de quimioterapia para combater um câncer cuja localização e natureza nunca foram reveladas.

Desde 1999 no poder, Chávez deseja ser eleito para um novo mandato de seis anos nas eleições de 7 de outubro nas quais deve enfrentar o candidato opositor Henrique Capriles Radonski.
nr/app/mr/ma

TAGS