PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Chávez afirma que sua recuperação pós-operatória é rápida

00:48 | 02/03/2012

CARACAS, 1 Mar 2012 (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta quinta-feira que está "bem" e se recupera "rapidamente" da cirurgia a qual foi submetido nesta semana, em Cuba, na mesma região onde retirou um câncer em 2011.

"Estou bem e estou me recuperando rapidamente", disse o mandatário em um diálogo transmitido pela VTV, enquanto o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramirez, visitava construções de habitações no oeste do país.

O presidente, que se pronunciou pela primeira vez publicamente, assegurou que está se recuperando bem depois da retirada de uma nova "lesão" na região pélvica.

"Assinei umas contas há pouco (...), estive designando algumas diretrizes para empresas do Estado e liberando recursos, firmei cerca de 300 milhões de dólares para uma empresa de alumínio", disse Chávez a Ramírez.

O presidente destacou que voltou a andar e que está "muito feliz" de ver o trabalho de sua equipe de governo na Venezuela.

"Estou bem (...) eu saúdo a todos. Desde anteontem tenho caminhado", comentou o presidente.

Na noite desta quinta-feira, Chávez escreveu no Twitter que está ao lado das filhas e de alguns colaboradores analisando os "progressos" do governo e firmando, "neste momento", a aprovação de 2,6 milhões de dólares para um programa de assistência a idosos.

Mais cedo, Chávez escreveu no Twitter que está atento a tudo o que acontece no país durante a sua convalescença em Cuba.

"Bom dia! Estou muito feliz vendo por nossa VTV como avança a Grande Missão Vivenda Venezuela! Que edifícios bonitos!", escreveu Chávez.

Na quarta-feira, o vice-presidente Elías Jaua informou que Chávez estava em "boas condições físicas", após a operação de segunda-feira em Havana. Até este momento o mandatário venezuelano não explicou que tipo de câncer tinha e nem o local exato do tumor.

Nesta quinta, Jaua reafirmou que Chávez segue "governando e tomando decisões" de Havana com "pleno exercício do mandato" de presidente. "Me deu 300 mil instruções (...), tem uma força física e um amor do povo capazes de superar qualquer dificuldade...".

Chávez, de 57 anos, já tinha declarado que estava curado do câncer em outubro. Ele está internado no Centro de Pesquisas Médico-Cirúrgicas (Cimeq) de Havana.

O presidente, que negou recentemente sofrer de metástase e apesar da cirurgia em Cuba, permanece à frente do governo, sem entregar o poder a Jaua.

 

TAGS