PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Ban Ki-moon: situação na Síria é intolerável e inaceitável

06:25 | 20/03/2012
BOGOR, 20 Mar 2012 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira que a situação na Síria "se tornou intolerável e inaceitável", durante uma visita à Indonésia, primeira etapa de uma viagem asiática.

"A situação na Síria se tornou um dos problemas mais perturbadores e preocupantes da comunidade internacional", completou Ban em uma entrevista na cidade de Bogor, perto de Jacarta, poucas horas antes dos países membros do Conselho de Segurança examinarem um projeto de declaração que apoia a mediação do emissário internacional Kofi Annan e contempla "medidas adicionais" contra Damasco.

"Não temos nenhum momento a perder. Um minuto ou uma hora significarão mais mortes", disse, antes de recordar que a violência provocou mais de 8.000 mortes em um ano.

O projeto de declaração presidencial que a França pretende levar ao Conselho manifesta a "grave inquietação" do organismo com a situação e pede ao presidente Bashar al-Assad e à oposição síria que "apliquem total e imediatamente" o plano de seis pontos apresentado por Kofi Annan em suas reuniões em Damasco.

O Conselho se compromete a "considerar medidas adicionais", não precisadas, se nada acontecer nos sete dias posteriores à adoção da declaração.

Uma declaração presidencial é adotada po consenso e tem menos peso que uma resolução.

Rússia e China vetaram duas vezes resoluções sobre a Síria no Conselho de Segurança.

TAGS