PUBLICIDADE
Notícias

UE e Somália pedem ajuda para diminuir caos no país

16:31 | 21/02/2012
A União Europeia e a Somália pediram à comunidade internacional - particularmente às nações árabes e islâmicas - que ajudem a restabelecer a segurança na nação africana após duas décadas de conflito. O presidente da Comissão Europeia, Jose Manuel Barroso, disse hoje que a UE, maior doadora da Somália, está preparada para mobilizar recursos adicionais para este fim.

"Nossos esforços serão substanciais, mas cobrirão apenas parte das necessidade de ajuda", afirmou Barroso durante encontro com o primeiro-ministro somali, Abdiweli Mohamed Ali. "Por isso peço que outros doadores e a comunidade internacional para aumentar essa assistência",

Barroso e Ali se encontraram antes da conferência internacional em Londres esta semana, na qual estão previstas discussões com outros países na tentativa de se chegar a um acordo de ajuda à Somália.

"A Somália se move na direção a uma era sem lei, caótica, de guerra, ao contrário de uma era de paz e estabilidade", afirmou Ali. O primeiro-ministro disse que espera que os membros da Liga Árabe e da Organização da Conferência Islâmica possam fornecer mais ajuda. "Eles podem fazer muito e eles deveriam fazer muito."

O Conselho de Segurança das Nações Unidas está considerando autorizar um aumento nas forças de paz na Somália de 10 mil para 18 mil soldados. As informações são da Associated Press.

TAGS