PUBLICIDADE
Notícias

Turquia pode considerar a concessão de asilo político a presidente sírio

Os turcos e os sírios romperam as relações políticas desde o acirramento da crise no país de Bashar Al Assad no ano passado

13:57 | 02/02/2012
O governo da Turquia informou que pode considerar a concessão de asilo político ao presidente da Síria, Bashar Al Assad, e à família dele. A informação é do presidente turco, Abdullah Gul. Segundo ele, por enquanto não foi feito pedido algum. “Neste momento não há nada”, disse ele. “Se tal pedido nos for feito, é evidente que o analisaremos.”

A reação de Abdullah Gul surge no momento em que a Liga Árabe, formada por 22 países, tenta negociar com Assad a sua renúncia e a consolidação de um governo de transição na Síria. As articulações contam com o apoio do Conselho de Países do Golfo e do Brasil. A Turquia é considerada um país com perfil de mediador por vários governos da região.

Os turcos e os sírios romperam as relações políticas desde o acirramento da crise no país de Bashar Al Assad no ano passado. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo 5.400 pessoas foram mortas nos mais de dez meses de conflitos na Síria.

Manifestantes enfrentam agentes de segurança em protesto ao governo de Assad. O governo é acusado pelos manifestantes de violar os direitos humanos e desrespeitar a democracia. Há suspeitas ainda de torturas e agressões sexuais. Porém, Assad nega as denúncias e diz que combate o terrorismo no país.

Agência Brasil

TAGS